quarta-feira, junho 18

FuderoFuzívio!

Um pequeno fusível, um grande erro!

Um Airbus 340-600, ainda na fábrica, ainda não tinha voado. Ele estava com 9 técnicos da companhia aérea a bordo e foi para a área de run-up, onde são realizados testes de motores.

Nenhum funcionário da Airbus, fabricante da aeronave, estava a bordo. O avião estava vazio, sem peso.

Na área de run-up, sem ter colocado calços na aeronave, apenas aplicado os freios, a equipe acionou full power (toda a força) nos 4 motores.

Como o "take-off warning" começou a alarmar, avisando que o avião não estava configurado para decolagem (flaps, slats, etc.), um dos funcionários desligou o sinal de "ground sense" (uma lógica de sensores que informa para os computadores que a aeronave está no chão) para o alarme de take-off parar de soar.

De fato, o alarme parou de tocar.

Ocorre que ao desligar o sinal, puxando o "circuit breaker" (disjuntor), os computadores entenderam que o avião estava voando. Sendo assim, os computadores desativaram todos os freios (lógica da programação do computador de bordo que evita que o avião pouse com os freios aplicados).

Bem, o avião saiu com tudo e não deu tempo de os funcionários tomarem qualquer iniciativa de reduzir os motores (ou desligá-los), reativar o CB (disjuntor) de "ground sense" ou aplicar freios, que também não iriam segurar o avião nessas condições.

A colisão com o obstáculo foi inevitável.

Percebam o que o desligamento "impensado" de um simples disjuntor pode ocasionar????