quarta-feira, junho 24

Como dizer uma coisa dizendo exatamente o oposto

Tipo, eu poderia me alongar escrevendo belos parágrafos, como faz a Diaba com todo seu domínio sobre a língua portuguesa.

Mas vou direto ao assunto. Assunto que por sinal também trata da língua portuguesa e suas curiosidades.

Vou mostrar como é possível dizer uma coisa, dizendo exatamente o oposto e fazer com que quase ninguém note isso.

Me refiro à essa música do Skank, É uma partida de futebol:

Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar


Ok. Todo mundo entendeu que ele pode chorar se o time perder, mas se o time ganhar todo mundo grita de felicidade, certo?! Eu respondo: Certo. É isso que ele quis dizer. E é isso que todo mundo entende.

Mas foi isso que ele disse? Eu respondo: Não.

Acompanhem:
- Gargantas não param de berrar. (você entende que as gargantas estão berrando sem parar).
- Há gargantas que não param de berrar. (você entende que existem essas gargantas berrantes).

E o que diz a música? Se meu time ganha, não adianta: Não existem essas gargantas que não param de berrar.

Aos 2 minutos do vídeo AQUI.